HISTÓRIAS DA ILHA GRANDE
HORA DE CONHECER A ILHA GRANDE
DESDE OS PRIMÓDIOS
Além das maravilhas naturais, você também se interessa pela história do local.
A Ilha Grande esta repleta de histórias, desde os tempos primórdios até os dias atuais.
Ao programar sua viagem para a Ilha Grande, não deixe de conhecer o que está esperando por você e leia nossas colunas, com tudo que se passou nesse paraíso.
OS SAMBAQUIS
O que significa Sambaqui? Quem era? O que faziam? Quais seus costumes? O que podemos ver de suas marcas ainda na Ilha Grande? Em nosso texto você vai encontrar um pouco dessa encantadora historia, e ficara maravilhado com um pouco mais do que te espera na Ilha Grande, e não passara despercebido quando cruzar uma pedra com essas marcas e passara a olhar essas pedras com outros olhos.
INDIOS NA ILHA GRANDE
Ipaum Guaçu em Tupi Guarani significa Ilha Grande, e por ai já vemos que a Ilha Grande foi habitada bem antes da chegada dos portugueses. Aqui você vai conhecer um pouco mais dos costumes desses povos e qual seu destino com a chegada dos colonizadores.
Descobrimento da Ilha Grande
Você sabia que a Ilha Grande tem quase que a mesma idade do Brasil, e apenas dois anos depois da chegada dos portugueses no nosso litoral, a Ilha foi confundida com a Baia de Guanabara no dia 6 de Janeiro, data de santos Reis, e por isso se deu o nome a Angra dos Reis.
Acompanhe nossa pagina e conheça essa Historia.
Colonias Na Ilha Grande
Na Ilha Grande haviam duas grandes fazendas, onde uma delas foi vendida a Dom Pedro, que fazia de uma casa de fazenda para uso de quarentena para colocar os escravos que vinham da Europa com doenças como lepra, para quarentena e ali selecionavam quem iria ser executado e quem poderia ser usado como escravo na Ilha ou no continente
Os Piratas na Ilha Grande
A Ilha Grande foi refugio de piratas por muito tempo, local era muito desejado por ter ter uma boa geografia, onde estava perto de Paraty, local onde se embarcava muita riqueza para Europa , também era trajeto de quem ia para la prata, fácil para se abrir e com muita abundancia de água para abastecer suas embarcações
Lazareto
O Lazareto foi um importante local de quarentena no Brasil, onde imigrantes tinham que passar por uma avaliação, antes de poderem desembarcar no pais, ali eles eram avaliados e quando necessário eram tratados de suas doenças que poderiam trazer risco ao pais. Depois também passou a funcionar como presidio de presos políticos.
Fabrica de Sardinhas
Por muito tempo a Ilha Grande abrigou uma grande quantidade de fabricas de sardinha, onde foi a maior atividade econômica do local, devido sua pesca predatória a sardinha entrou em extinção e os negócios não mais se sustentaram, fazendo com que em 1992 foi encerrada a última unidade em funcionamento na praia do Matariz.
Presidio de Dois Rios
O Instituto Penal Candido Mendes na vila de Dois Rios, teve grandes histórias e inúmeros personagens que ali cumpriram pena, tanto por crimes políticos como por crimes na sociedade a fuga dos presos assombrava vilarejos, e dali surgiu a falange vermelha, conhecida hoje como comando vermelho.