Locais de Sambaquis
Locais de Sambaquis

press to zoom
Marcas Nas Pedras
Marcas Nas Pedras

Praia Preta, Lopes Mendes, Aventureiro, Acaiá.

press to zoom
Aventureiro
Aventureiro

Maior Sambaqueiro Encontrado Na Ilha Grande.

press to zoom
Locais de Sambaquis
Locais de Sambaquis

press to zoom
1/8

VAMOS CONHECER O QUE SÃO OS SAMBAQUIS?

    Pra você que vai visitar a Ilha Grande é gostaria de saber um pouco da história local, e imagina que tudo começou com o desço descobrimento da ilha pelos europeus, você sabia que a Ilha já era habitada a mais de 10 mil anos?

    Os ameríndios eram povos pré históricos costumavam ter em media de 1,5metros e viviam da atividade  principal a pesca e coletores de conchas e mariscos, porem como esses molúscolos não eram suficientes para sua sobrevivência eles pescaram e tinham a pesca sua  principal alimentação.

    Costumavam pescar em aguas rasas e também dominavam bastante a pesca em locais mais profundos.

    Mais conhecidos como sambaquis, como assim eram chamados pelos índios tupiguarani, que em tupi sambaquis quer dizer amontoados de conchas, pois assim eles sepultavam sua espécie junto com os restos das conchas e também com alguns artefatos utensílios e armas que eles produziam.

    Esses povos foram os primeiros registros de habitantes em nossa costa litorânea, onde existem registrados mais de 2 mil desses aglomerados, sendo que alguns chegam a mais de 30 metros de altura, assim como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    Na Ilha Grande foram encontrados por arqueólogos alguns desses aglomerado de conchas na enseada do aventureiro, entre a praia e do sul e praia do leste, o mais conhecido como ilhote do sul, porém em toda a Ilha Grande é possível ver cava nas pedras costeiras riscos onde eram afiadas as ferramentas de pedras, que eram usadas para pescas e caça esses locais são chamados de oficina Lítica.

    As espécies de peixes que mais foram encontradas junto a seus corpos era a corvina, que em média era até 30% a menos que as encontradas nos dias de hoje, já que eles costumavam pescar grandes quantidades em locais que eram berçários desses peixes.

    As mudanças climáticas fizeram  esses povos migrarem do norte, e se instalarem na região sul e sudeste. 

   Ferramentas encontradas nesses amontoados de conchas, corpo, e artefatos, comprovou que eles fabricavam canoas para pescar, explicando como que eles chegaram em ilhas ,como no caso da Ilha Grande.  

    Para quem tem interesse em visitar algumas dessas Oficina Litica, ai vai algumas dicas. Na Praia Preta que está a 10 minutos da Vila do Abraão, tem várias dessas marcas, em Lopes Mendes, quem caminha para o lado direito da praia, que por sinal é um local especial para se visitar, já que as águas por ali estão sempre paradas e claras, na divisa entre as duas praias tem várias pedras com essas marcas, e atravessando essa outra prainha, que faz parte de Lopes Mendes, também se encontra algumas dessas marcas. Nessa divisa entre as duas praias, também foram encontrados uma grande quantidade de fósseis, também considerado mais um sambaquis.

    Na Ponta do Acaiá, onde tem a Gruta do Acaiá, um lindo local para visitar, também foi encontrado um sambaqui, e também é possível encontrar essas Oficinas.

     Na enseada do Aventureiro, também se encontra uma grande quantidade de marcas nas pedras, onde foi encontrado o maior aglomerado de sambaquis na Ilha Grande, tanto na praia do Aventureiro, quanto no Ilhote do sul e no canto do Leste, é possível encontrar com facilidade essas marcas.

      Agora que você já conhece um pouco dessa História e as localidades onde estão, quando fizer a visita a Ilha Grande, Procure reparar nesses locais, um pouco dessa História

Visite os Sites e Conheça Mais

Bibliografia, para criaçao da matéria