press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/4

Índios na Ilha Grande

   Antes da chegada dos portugueses no Brasil, os índios eram os únicos moradores do local, podendo ter chegado ate 5 milhões de índios em todo o território,  portanto existiam diferentes tribos. Na região sudeste, mas em específico do sul de São Paulo em Bertioga ate região dos Lagos, no rio de Janeiro, a tribo predominante era a tribo dos Tamoios. 

   Estudos estimam que em torno de 70 mil índios viviam na região, dizem que Tamoio, foi a tribo mais antiga dos Índios, levando em consideração que Tamoio, em tupi significa avôs.

   Os Tamoios tinham grande habilidade na pesca com arco e flecha e a caça, já as mulheres eram grandes cultivadoras.

  Esse grupo de Índios eram Canibais, e comiam a carne de seus inimigos, que pode parecer muito estranho para gente, porém para eles isso significava um ritual com o objetivo de absorver a inteligência, vigor, coragem e sabedoria de seus rivais.

   Na Ilha Grande estima-se que em torno de 150 índios desfrutaram das belezas da Ilha Grande, eles viviam em 6 grandes ocas e viviam especificamente da pesca, caça e cultivo. Esses índios chamavam a Ilha Grande de Ipaum Guaçu, cuja tradução é  Ilha Grande. Com a chegada dos portugueses em 1502, em uma expedição comandada por André Gonçalves, que chegou no local por pensando ser uma desembocadura de rio por conta da ponta do sino e Castelhano quando chegaram do outro lado da ilha que perceberam se tratar de uma ilha e de terras novas. Os portugueses logo com pouco tempo já tentaram escravizar os Índios, pois os tamoios eram muito arredios e não aceitavam a escravidão, foi quando os portugueses causaram um grande genocídio.

   Somente em 1556 chegaram os colonizadores, vindo dos Açores, que criaram um povoado ao se fixarem na enseada. Em 1608, tornou-se Vila dos Reis Magos da Ilha Grande.

Bibliografia.


 

http://www.aemerj.org.br/index.php/municipios/4-angra-dos-reis

https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/ilha-grande

 

.