press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/6

Dois Rios

    A Paia de Dois Rios é mais uma Praia maravilhosa da Ilha, aqui que se instalou por vários anos a famosa colônia penal Candido Mendes, onde foi dado inicio ao Comando Vermelho, que surgiu com a inteligência dos presos políticos e a disposição dos criminosos perigosos ,onde pode ser visto hoje no filme 400 contra um ( confira o filme). Muitas outras fugas foram feitas ali, onde a mais famosa fuga do traficante escadinha, também estiveram lá Madame satã, que esta sepultado no cemitério do Abraão, Garciel Ramos, que relata em algumas passagens de seu livro o tempo em que ficou preso ali, entre outros presos políticos e criminosos perigosos.

       Hoje na praia de Dois Rios, é possível visitar as ruinas do local, onde tem um pequeno museu nas dependências que ainda estão em pé. Outras partes do local esta sob responsabilidade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) onde usam para fazerem estudo de campo em oceanografia, biologia, entre outras atividades.

       Como sugere o nome a vila tem dois rios que desaguam um em cada lado da praia, e os dois tem suas particularidades e beleza.

        Para chegar na praia, deve de ser feita uma caminhada de 2,5 horas ( duas horas e meia) onde existem dois atalhos, o primeiro começa na rua das Flores com uma subida íngreme que em 15 minutos esta na curva da morte, (local próximo ao Abraão que teve esse nome por ter caído mais de uma vez ônibus que transportava detentos), seguindo a estrada depois de passar 5 minutos do topo do morro, ao seu lado direito (pra quem esta indo)  tem uma trilha entre um bambuzal, que corta um bom caminho também, porem vale a pena fazer esse pedaço sem cortar o caminho, pois o visual das montanhas é alucinante.

     Dependendo da época, é possivel voltar de Taxi Boat, porem eles retornam apenas até a praia de Lopes Mendes, onde tem que andar ate a praia de Pouso Para Pegar um barco para retornar para o Abraão.

     Durante a trilha tem alguns pontos de água, porem importante levar pelo menos uma garrafinha de 1 Litro junto.

     Quer saber mais de Dois Rios, acesse nossa pagina de historias da Ilha no Link presidio e conheça mais da história do local.