Enseada do Bananal
Enseada do Bananal

press to zoom

press to zoom
Matariz
Matariz

press to zoom
Enseada do Bananal
Enseada do Bananal

press to zoom
1/10

Enseada do Bananal

A enseada do Bananal foi um grande palco para a fabrica de sardinha, onde tinha duas grandes fabricas, uma na praia do Matariz e outra na praia do Bananal, hoje a fabrica na praia do Bananal virou uma pousada e a da praia do Matariz esta em ruinas.

    A enseada do bananal tem 6 praias, começando por Aripeba, que já foi comentado na enseada do Sitio Forte, essa praia é bem frequentada nos passeios de meia volta, a segunda parada no passeio, boa para nadar, porem nem sempre a agua esta tão clara para se fazer snokel, mas ótima praia para se curtir.

     A segunda praia é a praia de Jaconema, uma praia pequena, que tem duas  grandes fazendas de mexilhão e mariscos, e a pousada do local costuma fazer mergulho guiado entre as fazendas com os turistas que estão ali ou que vão apenas visitar no dia o local.

      A próxima praia é a praia de Matariz, onde estava a matriz das fabricas de sardinha, hoje é a maior vila da enseada do bananal com algumas pousadas e restaurantes pequenos  a praia fica bem próxima a de Jaconema, e se pode ir andando em alguns minutos ou de caiaque.

      A praia de Bananal tem a famosa pousada do preto, uma pousada com a cultura japonesa, onde normalmente vão turistas japoneses para o local, e todos os anos tem um festival de culinaria japonesa. A praia do Bananal tem algumas poucas pousadas e restaurantes e dali para quem faz a volta a ilha tem a opçao de fazer uma trilha direto para o saco do céu ou fazer pela lagoa azul, a trilha que vai direto para o saco do céu leva em torno de 2 horas de trilha enquanto pela lagoa azul leva em torno de 5 horas. Normalmente a empresa que faz esse passeio de volta a ilha deixa a opção para o turista descidir qual trilha prefere fazer. Para quem quer dar uma Volta a Ilha de caminhada é aconselhável fazer com guias especializados e credenciados.

       A praia de bananal pequeno, é uma pequena praia que fica ao lado da praia do bananal, a praia é ótima para relaxar, não tem casas e um visual lindo da enseada, para quem esta por ali vale essa pequena andada ate a praia do lado.

      E a última praia de quem vem da enseada de Sitio Forte, é a praia de Bananalzinho, é uma praia agradável de se estar, porem ali praticamente é uma propriedade privada, que os donos não te impede de passar o dia por ali, mas também não se pode entrar na parte onde se esta a propriedade, apenas pode ficar na parte da areia.